domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Medalha Milagrosa e suas origens


"OH MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS."
Provavelmente você conheça a jaculatória acima. Mas você sabe quais são suas origens?
De julho a dezembro de 1830, Nossa Senhora apareceu três vezes em Paris à irmã Catarina Labouré, da Congregação Filhas da Caridade, canonizada em 1947 por Pio XII. Meses antes, ela teve a graça de ver o coração de São Vicente de Paulo e Jesus presente na Eucaristia, além do véu do pão.

1ª Aparição
A irmã Catarina Labouré junto à Santíssima Virgem
No dia 18 de julho de 1830, a Irmã Catarina recorre a São Vicente, cujo coração tinha visto, pedindo-lhe a graça de ver a Santíssima Virgem.  Na noite de 18 para 19 do mesmo mês, Catarina foi acordada por uma criança, um anjo, que deixava rastros de luz por onde passava e que lhe disse: "A Santíssima Virgem a espera". A freira acompanhou a criança até a Capela. Lá chegando, a criança-anjo lhe disse "Eis a Santíssima Virgem!". Catarina não quis acreditar, ao que o guia repetiu: "Eis a Santíssima Virgem". Nossa Senhora estava sentada na cadeira do padre sobre o presbitério. A Irmã prostrou-se rapidamente de joelhos junto a Maria, colocando suas mãos sobre os joelhos da Virgem Mãe. São palavras dela sobre tal fato:  "Aí, passei um momento, o mais suave de minha vida. Ser-me-ia impossível dizer o que experimentei. A Santíssima Virgem disse-me como eu devia conduzir-me com o meu confessor e várias coisas mais".
Catarina recebeu o anúncio de sua missão e o pedido de fundação de uma Confraria dos Filhos de Maria, o que seria realizado pelo Padre Aladel no dia 2 de fevereiro de 1840.


2ª Aparição
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, também conhecida como Nossa Senhora das Graças

 Às 17:30 do dia 27 de novembro de 1830, quando as religiosas faziam seus exercícios espirituais, novamente Nossa Senhora apareceu à Irmã Labouré, desta vez à altura do quadro de São José. Assim a própria santa contou o episódio:
"Pareceu-me ouvir, do lado da galeria, um ruído como o frufru de um vestido de seda. Tendo olhado para esse lado, vi a Santíssima Virgem à altura do quadro de São José. De estatura média, sua face era tão bela que me seria impossível dizer sua beleza. A Santíssima Virgem estava de pé, trajando um vestido de seda branco-aurora, feito segundo o modelo que se chama à la Vierge, mangas lisas, com um véu branco que Lhe cobria a cabeça e descia de cada lado até embaixo. Sob o véu, vi os cabelos repartidos ao meio, e por cima uma renda de mais ou menos três centímetros de altura, sem franzido, isto é, apoiada ligeiramente sobre os cabelos. O rosto bastante descoberto, os pés pousados sobre uma meia esfera. Nas mãos, elevadas à altura do estômago de maneira muito natural, Ela trazia uma esfera de ouro que representava o globo terrestre. Seus olhos estavam voltados para o Céu... Seu rosto era de uma incomparável formosura. Eu não saberia descrevê-lo...  De repente, percebi em seus dedos anéis revestidos de belíssimas pedras preciosas, cada uma mais linda que a outra, algumas maiores, outras menores, lançando raios para todos os lados, cada qual mais estupendo que o outro. Das pedras maiores partiam os mais magníficos fulgores, alargando-se à medida que desciam, o que enchia toda a parte inferior do lugar. Eu não via os pés de Nossa Senhora. Nesse momento, quando eu estava contemplando a Santíssima Virgem, Ela baixou os olhos, fitando-me. E uma voz se fez ouvir no fundo de meu coração, dizendo estas palavras: 'A esfera que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França... e cada pessoa em particular...'  Não sei exprimir o que senti e o que vi nesse instante: o esplendor e a cintilação de raios tão maravilhosos...
 'Estes (raios) são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que mas pedem' - acrescentou Nossa Senhora, fazendo-me compreender quão agradável é rezar a Ela, quanto Ela é generosa para com seus devotos, quantas graças concede às pessoas que Lhas rogam, e que alegria Ela sente ao concedê-las.
 'Os anéis dos quais não partem raios (diria depois a Santíssima Virgem), simbolizam as graças que se esquecem de me pedir.'
Nesse momento formou-se um quadro em torno de Nossa Senhora, um pouco oval, no alto do qual estavam as seguintes palavras: 'Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós', escritas em letras de ouro. Uma voz se fez ouvir então, dizendo-me: 'Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança...'
 Nesse instante, o quadro me pareceu girar e vi o reverso da medalha: no centro, o monograma da Santíssima Virgem, composto pela letra "M" encimada por uma cruz, a qual tinha uma barra em sua base. Embaixo figuravam os Corações de Jesus e de Maria, o primeiro coroado de espinhos, e o outro, transpassado por um gládio. Tudo desapareceu como algo que se extingue, e fiquei repleta de bons sentimentos, de alegria e de consolação. Santa Catarina dirá, mais tarde, a seu Diretor Espiritual ter visto as figuras do verso da medalha contornadas por uma guirlanda de doze estrelas. Tempos depois, pensando se algo mais devia lhes ser acrescentado, ouviu durante a meditação uma voz que dizia: 'O M e os dois corações são suficientes.' "

3ª Aparição


Nossa Senhora apresentando o globo ao Nosso Senhor
Também nesta Aparição Maria apareceu a Labouré no período vespertino. Novamente, a Mãe do Universo estava segurando um globo de ouro encimado por uma pequena cruz e portava radiantes anéis luminosos. Sobre este fato, narrou a Irmã Catarina:

"É impossível exprimir o que senti e compreendi no momento em que a Santíssima Virgem oferecia o Globo a Nosso Senhor. Como estava com a atenção voltada em contemplar a Santíssima Virgem, uma voz se fez ouvir no fundo de meu coração: Estes raios são símbolo das graças que a Santíssima Virgem obtém para as pessoas que Lhas pedem. Estava eu cheia de bons sentimentos, quando tudo desapareceu como algo que se apaga. E fiquei repleta de alegria e consolação..."

A difusão da Medalha Milagrosa


Na época em que seriam cunhadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera atingiu Paris. Com a difusão das medalhas, começaram os milagres. À medida em que a Medalha se difundia não só pela França, mas pelo mundo todo. A jaculatória "OH MARIE CONCUES SANS PECHÉ, PRIEZ POUR NOUS QUI AVONS RECOURS A VOUS" (original em francês) foi traduzida para diversas línguas, testemunhando que Deus e Maria são senhores de toda a Terra.

Testemunhos

Os impressionantes depoimentos a seguir — todos documentados e recentes, pois se referem ao período de outubro de 1993 a novembro de 1997. São depoimentos de homens e mulheres das mais variadas regiões do Brasil, os quais alcançaram graças por meio da Medalha Milagrosa. São apenas uma amostra das grandes graças que Deus e Maria tem operado por meio da Medalha Milagrosa.

Proteção aos enfermos
“Um amigo me disse que seu pai estava desenganado pelos médicos devido a um problema no pulmão. O médico chegou a aconselhar uma reunião de todos os parentes, no quarto do hospital, para assistirem aos últimos momentos daquele senhor. Vendo o pai naquela angústia, sem poder respirar, meu amigo tirou a medalha do pescoço e colocou-a no pescoço do pai, dizendo: Papai, não se preocupe. Quem vai cuidar do senhor é Nossa Senhora. Imediatamente o pai começou a respirar normalmente e adormeceu. No dia seguinte estava curado. O médico não soube dar explicação e o pai nunca mais quis devolver a medalha”.
(J.N. – SP)

“A graça de Deus esteve presente aí”
“Uma amiga estava muito preocupada com a saúde de sua filha que estava esperando bebê. Ela me disse que lhe deu a Medalha Milagrosa para que a usasse, e que havia começado a novena. O problema foi se agravando, pondo em risco a vida da gestante e a do bebê que estava para nascer. Então, o médico resolveu operá-la. Nasceram gêmeos t­rês meses antes da data prevista, sendo imediatamente batizados; e se fortalecem a cada dia que passa. Constituiu surpresa para o próprio médico, que afirmou: A graça de Deus esteve presente aí”.
(M.H.A.S. – SP)

Obtenção de emprego
“Um rapaz buscava emprego há muito tempo. Embora seus esforços fossem constantes, nada conseguia. Um dia veio me visitar, e eu acabara de receber as medalhas. Coloquei uma em seu pescoço, dizendo-lhe que Nossa Senhora lhe conseguiria o emprego. Mal chegou em casa, encontrou uma carta convocando-o para um serviço público. Ele nunca mais se separou da medalha”.
(E.M.B.P. – SP)

Proteção num desastre automobilístico
“Meses atrás, quando voltava de um passeio, tivemos uma forte colisão com um ônibus que, desrespeitando o sinal, havia parado no meio da avenida. Todos os que olhavam nosso carro pensavam que havíamos morrido, tal o impacto sofrido. Na realidade eu sofri apenas uma pequena pancada na cabeça, sem maiores conseqü­ências, e o nosso motorista, meros arranhões. Nós dois portávamos a Medalha Milagrosa. Na hora do impacto eu ia bater a cabeça no vidro, mas senti como se fosse uma mão ou uma asa me levando para trás”.
(C.V.I. – SP)

“Foi a medalha que nos salvou”
“Meu filho é engenheiro e já foi salvo pela medalha. Dei uma medalha a seu motorista e lhe expliquei a devoção. Ele, então, adquiriu mais medalhas e um livrinho explicativo que iria deixar na sala dos motoristas da empresa. Voltando a Belo Horizonte com meu filho, o carro derrapou, bateu em uma estaca e foi cair, de rodas para cima, num barranco. Logo adiante havia um precipício. Saíram rápido do carro pelas janelas, pois havia perigo de incêndio. Não sofreram nada; e o motorista, tirando a medalha do bolso, disse: “Foi ela que nos salvou!”
(M.B.A. – MG)

Sobreviveu a tiroteios, granadas e emboscadas
“Uma senhora portuguesa contou-me que um parente seu foi para a guerra em Angola. Antes de partir, sua mãe lhe deu a medalha, que ele pôs devotamente no pescoço. Disse que a medalha o protegeria na guerra, e que voltaria vivo à família. De fato, ele sobreviveu em meio a tiroteios, granadas e emboscadas, voltando são e salvo”.
(S.R.H.M. – SP)
Conversão de um moribundo
“Um parente, depois de levar uma vida péssima, dando todo tipo de maus exemplos, foi vítima de uma doença incurável que o deixou na mais extrema desolação. Quando estava prestes a morrer, chamaram um Padre. Ele o expulsou duas vezes, pois não queria se confessar. Tentou várias vezes o suicídio, chamava o demônio e atormentava quem dele cuidava. Certo dia recebeu a visita de uma religiosa, que prendeu em seu braço uma Medalha Milagrosa. Dias depois ele mandou chamar o Padre, confessou-se, recebeu os Sacramentos. Morreu tranqüilo e em paz”.
(A.F.V. – SC)

O alcoólatra parou de beber
“Uma colega de trabalho contou-me que o pai dela, depois que se aposentou há dois anos, entregou-se ao vício da bebida, trazendo muitos sofrimentos para a família. Todo tipo de tratamento foi tentado em vão. Falei-lhe, então, da medalha e lhe dei uma de presente, juntamente com a novena. Oferecida ao pai, ele não se opôs, e no mesmo dia passou a usá-la ao pescoço. Desde então parou de beber e voltou a ser o homem caseiro e amigo que sempre foi”.
(J.M.R.F. – MG)

Divórcio evitado
“Minha filha começou a ter problemas com o marido. Ambos brigavam muito e resolveram se divorciar. O marido voltou a morar com seus pais e minha filha ficou sozinha com o filho de 3 anos. Ao receber as Medalhas Milagrosas, coloquei-as no meu pescoço e nos das minhas filhas, e começamos a rezar a novena. Uma semana depois fui visitar minha filha. Ela me contou que depois que começou a rezar a Nossa Senhora e a usar a medalha, alguma coisa estava mudando dentro dela. Disse estar pensando o dia inteiro no marido, e que queria reatar o casamento. Hoje, minha filha e o marido estão novamente juntos. Acabaram-se as brigas e vivem felizes. Ela tem certeza de que foi a Virgem da Medalha Milagrosa quem salvou o casamento”.
(*** – MG)

“Ela nunca se sentiu tão bem”
“Dei a medalha a uma moça e ela me disse que se sentiu tão bem, que agora reza sempre a oração e, com uma imagem de Nossa Senhora das Graças, reza o terço diário junto com outras amigas. Contou-me que o nervosismo passou, e que ela tem experimentado uma profunda paz espiritual”.
(S.R.H.M. – SP)

Seqüestradores devolveram o menino
“Contou-me uma senhora o seguinte fato: Há uns 15 dias um menino foi seqüestrado. Ele estava sob os cuidados do avô, pois seus pais tinham viajado para os Estados Unidos. Quando os seqüestradores pegaram o menino das mãos do avô, este tirou uma medalha de Nossa Senhora das Graças que tinha consigo, apertou-a na mão e se pôs a rezar. Já dentro do carro com o menino, os seqüestradores não conseguiram sair. Após alguns momentos desceram do carro e devolveram o menino, dizendo que na frente do carro havia uma Senhora que não os deixava sair de jeito nenhum”.
(F.S.L. – MG)

“Ela protegia as pessoas”
“Estando só em minha casa, apareceu em meu quintal um homem portando um revólver, dizendo que fugia da polícia. Entrou, trancou a porta e pediu dinheiro. Dei-lhe o dinheiro e comecei a rezar jaculatórias. Disse-me que o dinheiro era pouco e começou a andar de um lado para outro como um louco, com a mão tremendo e segurando o revólver. Lembrei-me da Medalha Milagrosa e lhe ofereci, dizendo que Ela protegia as pessoas. Ele respondeu: Me dê logo essa medalha! Assim que a pegou, disse que ia embora e partiu”.
(A.M.M.M. – SP)

O movimento ocultista foi embora
“Instalou-se perto de minha casa um movimento ocultista. Freqüentemente eu passava por ali e quase sempre estavam as luzes acesas, havendo bastante movimento na casa. Duas vezes joguei Medalhas Milagrosas por cima do muro e comecei uma novena pedindo a Nossa Senhora que afastasse dali aquela gente. Alguns dias depois notei com alegria que não havia mais ninguém na casa, e que a placa do tal movimento havia sido retirada”.
(F.B.H. – RS)

Medalha Milagrosa afugenta macumba
“Em frente à minha casa moram pessoas que fazem macumba todas as sextas-feiras. Não me conformando com isso, coloquei uma Medalha Milagrosa em cima do muro e na fresta. Algumas semanas depois a casa estava à venda”.
(R.L.C. – SP)

Proteção em vestibulares
“Nosso filho havia feito, durante dois anos, vestibular para Medicina ­e apesar de faltarem poucos pontos não conseguia ingressar na faculdade. Na terceira vez, inscreveu-se em quatro faculdades. Foi reprovado em duas delas. Na terceira faculdade não havia se saído bem. Faltava a última oportunidade. Antes de ele sair para as provas, coloquei uma Medalha Milagrosa no seu pescoço. Foi aprovado, e hoje está cursando o primeiro ano de Medicina, e tudo vai indo maravilhosamente bem, graças a Deus e à Medalha Milagrosa”.
(M.R.S. – SP)

Visita do Papa João Paulo II
João Paulo II visitando o corpo incorrupto de Santa Catarina Labouré


Em 1980, com os 150 anos das Aparições Marianas a Santa Catarina Labouré, o então Papa João Paulo II visitou a Capela das Aparições, onde repousa ainda hoje o corpo incorrupto de Santa Catarina Labouré.


João Paulo II na Capela das Aparições, em Paris, França
Lá, o grande Papa fez uma bela oração que pode ser conferida neste site do vaticano:
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/1980/may/documents/hf_jp-ii_spe_19800531_medaglia-miracolosa_po.html

E você, já tem uma Medalha Milagrosa? Se não, adquira uma urgentemente. Quem a tiver, diga diariamente com devoção: "OH MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS."
Esta Medalha pode ser facilmente adquirida por um preço muito baixo em qualquer loja de artigos religiosos.

Que Deus através de Maria nos abençoe, nos guarde e nos cumule de graças!
Louvado seja Deus! Ave Maria!

Diego Belém

Sites consultados:
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/1980/may/documents/hf_jp-ii_spe_19800531_medaglia-miracolosa_po.html
http://www.lepanto.com.br/dados/DCMMilag.html
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com/
http://www.arautos.org.br/especial/20941/Nossa-Senhora-das-Gracas-e-a-Medalha-Milagrosa.html


Nenhum comentário: